Dicas para treinar o listening em inglês

Hi, guys! How are you this week?

Hoje vamos falar de um assunto de suma importância, a prática do listening.

Antes, responda para mim, com que frequência você costuma praticar seu listening? — não pode mentir, hein —. Independente da sua resposta, é importante saber que o listening é uma das habilidades essenciais na hora de aprender um novo idioma e conquistar a tão desejada fluência, pois sem essa habilidade você não consegue manter uma conversa fluida em outro idioma.

Mas fique calmo, principalmente você que respondeu NÃO na pergunta acima, porque depois dessas dicas você estará preparado para treinar da melhor maneira o seu listening!

Depois deste post, que tal conferir algumas expressões idiomáticas em inglês? Clique no link abaixo e não deixe de ler!

    1. Escute músicas em inglês.

    Eu sei, você escuta isso desde que começou a estudar inglês, mas acredite, certas dicas clichês são ótimos para evoluir o seu listening. — Não se preocupe, pode continuar a ouvir os seus modões e as suas sofrências, aliás, nada melhor do que um bom ritmo sertanejo para acompanhar as lágrimas e solidão, não é mesmo? — Mas, é importante salientar que as músicas internacionais no idioma inglês devem fazer parte do seu dia a dia, seja em um momento relaxante, estudando ou até mesmo trabalhando.

    Dica Bônus: se você está trabalhando como home office devido à pandemia, coloque uma playlist de músicas de fundo em inglês e deixe ela rodando, mesmo que você não consiga prestar atenção em toda a letra, com o passar do tempo você conseguirá absorver melhor a pronúncia das palavras.

    2. Séries, filmes e vídeos no YouTube em inglês.

    Unir o útil ao agradável, essa dica é molezinha, não é?

    Muitos dos nossos alunos dizem ter o desejo de assistir a um filme 100% em inglês, com o áudio original e sem legendas para auxiliar, e é aqui que damos o primeiro passo em busca desse desejo —, ou melhor, objetivo. — A início, pode ser um pouco difícil de compreender e você pode não entender 100% do que você está ouvindo, mas o importante é ir, gradualmente, se acostumando com os sons das palavras -, e ainda você poderá aprender gírias, trejeitos e um vocabulário bem mais específicos usados pelos falantes da língua inglesa.

    Dica Bônus: não é segredo para ninguém que hoje vivemos em meio a uma guerra de stremings, atualmente tivemos o lançamento da HBO Max esquentando ainda mais a disputa acirrada contra a Netflix, Prime Video, Disney Plus, entre outras, então temos ótimos catálogos de séries e filmes para podermos treinar o nosso listening —. A dica aqui é escolher uma sitcom que você já assistiu dublada ou legendada em português, e começar ela novamente, porém agora em inglês.

    Mas, se você não tem interesse ou condições de assinar esses serviços mencionados, não se preocupe, existem milhares de vídeos gratuitos no YouTube! Busque por conteúdos internacionais, procure por um gênero e estilo que você goste, um youtuber que fale de assuntos do seu interesse e comece a treinar agora mesmo o seu listening.

    3. Podcasts em inglês.

    A onda dos podcasts chegou no Brasil e essa nova forma de se comunicar, a cada dia que passa, ganha mais força e adeptos. A dica aqui é a mesma do YouTube, busque por canais e criadores de conteúdos internacionais ou por canais brasileiros que produzam conteúdos educativos em inglês. Lembre-se de diversificar o conteúdo, assim você aprenderá palavras diferentes e expandirá a sua mente para novos assuntos, e poderá conversar sobre qualquer assunto sem medo de errar.

    E agora, a pergunta de 1 milhão de dólares: você já conhece o podcast da Newcastle Idiomas? Isso mesmo, nós temos um podcast cheio de dicas de inglês, clique na imagem abaixo e não deixe de conferir!

    4. Estude a pronúncia de palavras.

    Aprender e conhecer a pronúncia correta das palavras é fundamental na hora de manter uma conversa em inglês ou em qualquer outro idioma, por isso é de suma importância que você treine bastante para não errar quando for necessário usá-las. Para treinar a pronúncia existem aplicativos na Apple Store e na Google Play Store, uma boa escolha se você não tiver muito tempo para entrar em outros sites durante o dia. O “velho” Google Tradutor, a Google melhora e atualiza o sistema ano após ano, e o serviço traduz instantaneamente palavras, expressões e até páginas da Web entre português e mais de 100 outros idiomas, é uma ótima escolha para uma rápida tradução e aprender pronúncias. E, por fim, os mais recomendados, os dicionários on-line da língua inglesa, como sugestão deixamos o de Collins e o de Cambridge, que, além de te dar as diferentes traduções e aplicação na frase, também oferecem as pronúncias do inglês americano e britânico.

    5. Escute sotaques diferentes.

    Nós temos o costume de falar sempre do sotaque americano e britânico, mas você sabia que atualmente são mais de 80 países que falam inglês no mundo? Nem todos utilizam o inglês como língua nativa, mas imagine a quantidade de sotaques diferentes que não podemos encontrar nesses 80 países, por isso, procure por sotaques diferentes para praticar. Utilize as dicas acima, busque conteúdos com diferentes sotaques e deixe o seu ouvido cada vez mais treinado.

    Se você quiser entender um pouco melhor essa diferença, pesquise pelo emblemático sotaque texano, comum no Texas, no Tennessee e outros estados da região. Compare com outros sotaques da língua inglesa e depois comente aqui o que você achou da diferença.

    Dica Extra: TED: Ideas worth spreading.

    Você já deve ter ouvido sobre os TED Talks, não é mesmo? Não, não é o Ursinho Ted e nada relacionado a How I Meet Your Mother.

     

    TED é uma sigla que, em tradução para o português, significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Uma plataforma sem fins lucrativos que serve para a disseminação de ideias e inspiração, e o principal para você… em inglês. Se você procura por um conteúdo inspirador, cheio de novas ideias e muito conhecimento, essa é melhor ferramente que você pode usar para treinar o seu listening e enriquecer o seu vocabulário. E aí, vamos expandir o nosso conhecimento nos TED talks?

     

    Por hoje é isso, pessoal, espero que tenham gostado das dicas e que as coloquem em prática! Não deixe de acessar o nosso podcast e ficar por dentro de todas as nossas dicas de inglês.

    Bons estudos e see ya!

     

    • Saia da zona de conforto com o livro Manager’s: 21 princípios praticados pelos campeões. Clique no link abaixo e adquira já o seu!

     

    Se você está procurando uma escola de idiomas, com um ótimo custo beneficio e uma metodologia que permite que você estude inglês todos os dias.

    A Newcastle é a escolha certa para você!

    Compartilhar:

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on pinterest
    Pinterest
    Share on linkedin
    LinkedIn
    mais conteúdo

    Relacionado

    Dia do Orgulho Nerd

    O Dia do Orgulho Nerd (Geek Pride Day, em inglês) é comemorado todo dia 25 de maio, data em que os “nerds” do mundo inteiro

    Curiosidades da língua inglesa

    Hoje vamos falar de algumas curiosidades bem legais da língua inglesa, para ser mais específico, 5 curiosidades com algumas palavras em inglês. Antes, é importante

    Star Wars Day – 4 de maio

    Hoje é comemorado o Dia de Star Wars (Star Wars Day, em inglês). Esta data foi criada pelos fãs da série para homenagear toda a cultura