Você sabia que o Dia do Trabalho no Brasil e o Labor Day nos Estados Unidos, apesar de celebrarem a mesma coisa — os trabalhadores –, são comemorados de formas bem diferentes? Se você acha curioso, fique por aqui que eu vou te contar mais sobre como essas datas são únicas.
De onde vem o Dia do Trabalho e o Labor Day?
No Brasil, o Dia do Trabalho é comemorado todo 1º de maio desde 1925, quando foi oficializado pelo então presidente Arthur Bernardes. Essa data tem raízes em movimentos trabalhistas do século XIX e início do século XX, e simboliza a luta por direitos como a jornada de oito horas e condições de trabalho melhores.
Nos Estados Unidos, o “Labor Day” surgiu no final do século XIX, também impulsionado por movimentos sindicais. Porém, a escolha da data foi estratégica: ele é comemorado na primeira segunda-feira de setembro, para se distanciar do 1º de maio, que lá é mais associado a manifestações de cunho revolucionário.

Como essas datas são celebradas?
Por aqui, no Brasil, o Dia do Trabalho é feriado nacional e é muito comum que aconteçam shows, eventos públicos e até discursos políticos. É um dia que mistura comemoração com reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores no país.
Nos Estados Unidos, o Labor Day é mais leve, quase um “feriadão relaxante”. É o marco não oficial do fim do verão, e muitas famílias aproveitam para fazer churrascos, curtir desfiles e até aproveitar promoções em lojas. Ou seja, enquanto o Dia do Trabalho no Brasil ainda tem um tom mais político, o Labor Day nos EUA é praticamente um dia para descansar e se divertir.
Os significados por trás das celebrações
No Brasil, o Dia do Trabalho ainda é uma oportunidade para que sindicatos e trabalhadores expressem suas pautas e reivindicações. É também uma data em que o governo geralmente anuncia medidas voltadas para a classe trabalhadora.
Nos EUA, o Labor Day tem menos conexão com ativismo ou política. É mais um dia para celebrar os esforços diários dos trabalhadores e curtir as últimas semanas de calor antes do outono.

Um toque linguístico
Se você está aprendendo inglês, “Labor Day” é uma expressão que pode despertar curiosidade. Inclusive, é interessante observar como os americanos escrevem “labor” sem o “u”, enquanto os britânicos preferem “labour”. Além disso, existem expressões como “backbreaking labor” (trabalho árduo) que podem enriquecer seu vocabulário.
- Gostaria de trabalhar na Newcastle Idiomas? Veja as vagas disponíveis no nosso LinkedIn.
Apesar de o Brasil e os Estados Unidos terem maneiras tão diferentes de celebrar o trabalho, as duas datas nos lembram de algo essencial: o reconhecimento da força e dedicação dos trabalhadores. Então, seja refletindo ou relaxando, o importante é não esquecer a importância desse dia.
Bom feriado e até o próximo post, see ya!
Se você está procurando uma escola de idiomas, com um ótimo custo beneficio e uma metodologia que permite que você estude inglês todos os dias.
A Newcastle é a escolha certa para você!
