Newcastle Idiomas

A origem da palavra “Easter”

A palavra “Easter” significa “Páscoa” em português e é uma das datas mais importantes do calendário cristão, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após sua crucificação. Mas você sabe qual é a origem dessa palavra e como ela se relaciona com a cultura e a história dos povos que falam inglês? Neste texto, vamos explorar alguns aspectos interessantes sobre a “Easter” e aprender como usá-la em diferentes contextos.

A origem da palavra “Easter”

Segundo alguns estudiosos, a palavra “Easter” deriva do nome de uma deusa anglo-saxã chamada Eostre ou Ostara, que era associada à primavera e à fertilidade. Ela era celebrada em um festival que acontecia no equinócio da primavera, por volta do dia 21 de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Esse festival marcava o fim do inverno e o renascimento da natureza, simbolizando a esperança e a vida nova.

Outros estudiosos, porém, contestam essa teoria e afirmam não haver evidências suficientes de que Eostre fosse realmente uma deusa cultuada pelos anglo-saxões. Eles sugerem que a palavra “Easter” pode ter origem em uma antiga palavra latina ou grega que significa “aurora” ou “leste”, indicando a direção onde o sol nasce.

De qualquer forma, é possível haver uma conexão entre a palavra “Easter” e o conceito de renovação e ressurreição, tanto no sentido pagão quanto no sentido cristão. A Páscoa cristã também é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia que segue o equinócio da primavera, variando entre os dias 22 de março e 25 de abril. Essa data foi definida no Primeiro Concílio de Niceia, no ano 325, para evitar que coincidisse com a Páscoa judaica, que comemora a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

Curiosidades sobre a “Easter”

Além do significado religioso, a “Easter” também tem vários elementos culturais e tradicionais que fazem parte da celebração nos países de língua inglesa. Alguns deles são:

  • Os ovos de Páscoa: os ovos são símbolos de vida e fertilidade desde os tempos antigos e eram pintados e decorados para presentear as pessoas na primavera. Com o cristianismo, os ovos passaram a representar o túmulo vazio de Jesus e sua ressurreição. Hoje em dia, os ovos de Páscoa são feitos de chocolate ou outros doces e são escondidos para as crianças procurarem em uma brincadeira chamada “Easter egg hunt”.
  • O coelho da Páscoa: o coelho é outro animal ligado à fertilidade e à primavera, pois se reproduz rapidamente e tem muitos filhotes. A lenda do coelho da Páscoa surgiu na Alemanha e se espalhou pelo mundo com os imigrantes. Ele é o responsável por trazer os ovos de Páscoa para as crianças na manhã do domingo de Páscoa.
  • A cruz: a cruz é o principal símbolo do cristianismo e lembra o sacrifício de Jesus na cruz para salvar a humanidade dos pecados. Na Páscoa, muitas igrejas e casas são decoradas com cruzes floridas ou iluminadas para celebrar a vitória de Jesus sobre a morte.
  • O cordeiro: o cordeiro é um símbolo da Páscoa que vem da tradição judaica, pois era o animal que era sacrificado na Páscoa judaica como sinal de aliança entre Deus e o povo hebreu. No cristianismo, o cordeiro representa Jesus, que é chamado de “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo. 
  • Adquira já o exemplar do livro Recomeçar: O poder de enfrentar as crises e escrever uma nova história, de Gustavo Martínez.

Por último, mas não menos importante, confira como usar a palavra “Easter” em frases em inglês. Lembrando que ela pode ser usada como substantivo ou adjetivo em frases relacionadas à Páscoa. Veja os exemplos abaixo:

  • I love Easter eggs. (Eu amo ovos de Páscoa.)
  • She gave me an Easter card. (Ela me deu um cartão de Páscoa.)
  • We went to church on Easter Sunday. (Nós fomos à igreja no domingo de Páscoa.)
  • He is wearing an Easter bonnet. (Ele está usando um chapéu de Páscoa.)
  • They are having an Easter lunch. (Eles estão tendo um almoço de Páscoa.)

Espero que você tenha gostado deste texto sobre a origem da Páscoa e das curiosidades e exemplos que vimos sobre essa data tão especial.

Desejo a todas uma Feliz Páscoa, de muito amor e alegria… e muito chocolate =D

Até o próximo post. See ya!

Se você está procurando uma escola de idiomas, com um ótimo custo beneficio e uma metodologia que permite que você estude inglês todos os dias.

A Newcastle é a escolha certa para você!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Populares:

Ouça no Spotify:

mais conteúdo

Relacionado

Cofrinho em inglês – Como falar?

O termo “cofrinho” em português tem dois significados principais que são bastante distintos. O primeiro refere-se a um recipiente, geralmente em forma de porco, usado

Like – Os diferentes usos

O inglês é uma língua rica e variada, e uma das palavras mais versáteis que temos é o “like”. Neste post, vamos explorar os diferentes

Newcastle Idiomas

Faça o download gratuito do seu e-book por aqui!

Preencha o formulário, em seguida o e-book será enviado em seu e-mail. Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

.