Newcastle Idiomas

Você sabe o que é o “April Fools’ Day”?

O “April Fools’ Day” é um dia em que as pessoas fazem pegadinhas e brincadeiras entre si, geralmente gritando “April Fools!” no final para revelar a piada. É uma tradição que existe há vários séculos em diferentes culturas, mas suas origens exatas são um mistério. Neste post, exploraremos algumas curiosidades, comparações e fatos sobre esse dia divertido e mentiroso.

Uma das teorias sobre a origem do “April Fools’ Day” é que ele surgiu na França, em 1582, quando o país adotou o calendário gregoriano, que mudou o início do ano de 1º de abril para 1º de janeiro. As pessoas que não sabiam da mudança ou não a reconheciam continuavam a celebrar o ano novo na última semana de março até 1º de abril, e eram chamadas de “poisson d’avril” (peixe de abril), um símbolo de um peixe jovem e facilmente capturado, e também de uma pessoa ingênua. Essas pessoas eram alvo de piadas e trotes, como ter um peixe de papel colado nas suas costas.

Outra teoria é que o “April Fools’ Day” está relacionado ao equinócio da primavera no hemisfério norte, o primeiro dia da primavera, quando a natureza engana as pessoas com mudanças imprevisíveis no clima. Também há quem diga que o dia tem origem em festivais antigos, como a Hilária, celebrada em Roma no final de março pelos seguidores do culto de Cibele, que envolvia pessoas se disfarçando e zombando dos seus concidadãos.

O “April Fools’ Day” se espalhou pela Grã-Bretanha no século XVIII. Na Escócia, a tradição se tornou um evento de dois dias, começando com a “caça ao gowk”, em que as pessoas eram enviadas em missões falsas (gowk é uma palavra para cuco, um símbolo do tolo e do corno), e seguido pelo Tailie Day, que envolvia brincadeiras feitas nas partes traseiras das pessoas, como pregar rabos falsos ou placas de “chute-me” nelas.

Em muitos países, os jornais, as rádios, as TVs e os sites participam do dia com notícias falsas ou absurdas que enganam o público. Alguns exemplos famosos são:

  • Em 1957, a BBC exibiu um documentário mostrando uma colheita de espaguete na Suíça, levando muitas pessoas a acreditarem que o espaguete crescia em árvores.
  • Em 1996, a rede americana Taco Bell anunciou que havia comprado o Sino da Liberdade e que iria renomeá-lo como Taco Liberty Bell.
  • Em 2008, a BBC divulgou um vídeo mostrando pinguins voadores na Antártica como parte de um documentário fictício chamado “Miracles of Evolution” (Milagres da Evolução).

No Brasil, o dia da mentira é celebrado em 1º de abril desde o século XIX. Acredita-se que ele tenha sido influenciado por uma revista chamada “A Mentira”, que publicou em 1º de abril de 1848 a notícia falsa da morte do imperador Dom Pedro II. Outras fontes dizem que o dia da mentira no Brasil tem origem na França ou em Portugal. Assim como em outros países, o dia da mentira no Brasil é marcado por contar mentiras ou fazer pegadinhas com os amigos, como forma de se divertir. Mas, de onde vem essa tradição?

Assim como em outros países, o dia da mentira no Brasil é uma oportunidade para os meios de comunicação criarem notícias falsas ou absurdas que enganam o público.
Como podemos ver, o “April Fools’ Day” e o dia da mentira são datas que têm muito em comum, mas também algumas diferenças. Ambos são momentos de descontração e humor, mas também podem ser usados para criticar ou questionar a realidade. O importante é saber distinguir a verdade da mentira, e não levar tudo tão a sério.

  • Adquira já o exemplar do livro Recomeçar: O poder de enfrentar as crises e escrever uma nova história, de Gustavo Martínez.

Espero que você tenha gostado deste post sobre o “April Fools’ Day”. Se você quiser aprender mais sobre a cultura e a língua inglesa, continue acompanhando o nosso blog. E não se esqueça: cuidado com as pegadinhas hoje!

See ya!

Se você está procurando uma escola de idiomas, com um ótimo custo beneficio e uma metodologia que permite que você estude inglês todos os dias.

A Newcastle é a escolha certa para você!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Populares:

Ouça no Spotify:

mais conteúdo

Relacionado

Cofrinho em inglês – Como falar?

O termo “cofrinho” em português tem dois significados principais que são bastante distintos. O primeiro refere-se a um recipiente, geralmente em forma de porco, usado

Like – Os diferentes usos

O inglês é uma língua rica e variada, e uma das palavras mais versáteis que temos é o “like”. Neste post, vamos explorar os diferentes

Newcastle Idiomas

Faça o download gratuito do seu e-book por aqui!

Preencha o formulário, em seguida o e-book será enviado em seu e-mail. Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

.